Encontra-se a decorrer a revisão de segurança dos medicamentos contendo quinolonas e fluoroquinolonas devido à ocorrência de casos de reações adversas graves e persistentes que maioritariamente afetam os músculos, articulações e o sistema nervoso.

Neste âmbito, o Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância (PRAC) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) irá realizar uma audiência pública, a 13 de junho de 2018, nas instalações da EMA, em Londres.

Esta audiência pública permitirá, aos doentes, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, investigadores e todos os interessados, partilhar as suas opiniões e experiências na utilização desta classe de antibióticos, muito prescrita na União Europeia.

Para que as intervenções públicas sejam mais objetivas, os intervenientes devem dar a sua opinião sobre as seguintes perguntas:

  1. Qual o papel dos medicamentos contendo quinolonas e fluoroquinolonas no tratamento de infeções?
  2. Qual o risco associado à utilização destes medicamentos?
  3. Que medidas podem ser tomadas para otimizar a segurança da utilização destes medicamentos?

A inscrição é feita através do preenchimento e submissão do formulário de inscrição, disponível em https://ec.europa.eu/eusurvey/runner/PublicHearingApplicationForm, até 30 de abril.

Sugere-se a consulta ao site da EMA, onde poderá ver um vídeo com aspetos práticos sobre esta iniciativa, o guia para participantes e o resumo das questões de segurança que levam à realização desta sessão.

Posted on the Infarmed website on 23 April 2018