Os portugueses deverão poupar pelo menos 14 milhões de euros em medicamentos, em 2016, devido à revisão anual de preços, cujos países de referência foram esta semana fixados pelo Governo.
Espanha, França e Eslováquia são os países com base nos quais será realizada a revisão, de acordo com um Despacho do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde publicado no Diário da República.
As estimativas da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) apontam para que esta medida conduza a uma poupança de 14 milhões de euros para os utentes e de 27,1 milhões para o Estado no mercado ambulatório.
Nos hospitais, em que as despesas em medicamentos são integralmente suportadas pelo Serviço Nacional de Saúde, o estado deverá poupar 40,6 milhões de euros.
Em 2015, a poupança efetiva da revisão anual de preços, no mercado ambulatório, foi de 13,3 milhões de euros para os utentes e de 21,6 milhões de euros para o Estado.
Esta medida tem como objetivo reduzir os preços praticados em Portugal para os níveis médios de três países de referência, tendo em conta o PIB e o preço dos medicamentos. Em 2015, esses países foram Espanha, França e Eslovénia.