Tendo sido autorizada a introdução no mercado europeu da vacina Comirnaty, a 21 de dezembro de 2020, e tendo-se iniciado a campanha de vacinação contra COVID-19 em 27 de dezembro de 2020, atualizam-se as normas aplicadas à logística, distribuição e utilização desta vacina.

As vacinas são recebidas, em Portugal, num único armazém central, portador de uma Autorização de Distribuição por Grosso de medicamentos conservados à temperatura de frio, emitida pelo INFARMED,I.P. Estas vacinas são transportadas em caixas térmicas qualificadas (contentor de transporte térmico, shipper da empresa) a temperatura ultrabaixa (ULT, -90ºC a -60ºC). Cada contentor shipper contém 5 tabuleiros; cada tabuleiro (embalagem secundária) contém 195 frascos para injetáveis multidose e cada frasco multidose (embalagem primária) de 0.45 mL de solução da vacina concentrada para diluição com 1.8mL NaCl 0.9%, permite a reconstituição de 6 doses de 0.3mL.

Em anexo, descreve-se o circuito de distribuição nacional da vacina Comirnaty, bem como as suas condições de conservação.

Devem, igualmente, ser seguidas as instruções constantes da Norma 021/2020, da Direção-Geral da Saúde, “Campanha de vacinação contra a COVID-19 – Vacina Comirnaty®”, e consultados os documentos, incluindo vídeos demonstrativos, que estarão em constante atualização na página eletrónica da Agência Europeia de Medicamentos e na área específica sobre vacinas contra COVID-19.

Posted on the Infarmed website on 3 March 2021